sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Agora seremos felizes

Se hoje eu estivesse com preguiça de escrever, eu só diria isso desse filme: musical da Metro, dirigido por Vincente Minelli e estrelado por Judy Garland. Precisaria dizer mais alguma coisa?
Não, não precisaria. Ahhh, mas eu quero falar sobre esse filme, porque se esse não é um clássico dos musicais, eu não sei mais nada de cinema!

Assim, nós conhecemos a numerosa família Smith: papai, mamãe, um filho, quatro filhas, vovô e a empregada Katie. O ano é 1904 e estamos em St. Louis (ah, pronuncia-se Saint loui, como a caçula Tootie bem corrige o leiteiro). Todos estão muito ansiosos para o acontecimento do século: a Feira Mundial, que logo chegará à cidade. Assim, o telespectador é apresentado à família, ao som de "Meet me in St. Louis", canção oficial da feira, e cantarolada por todos em diferentes partes da casa.


Quem rouba a cena de todo filme, é claro, é Judy Garland, que interpreta a filha, Esther Smith. Já muito empolgada pela chegada da feira, ela ainda por cima se apaixona pelo recém-chegado vizinho, o bonitão John Truett.Cena muito divertida é ela e a irmã jogando charme para o vizinho da varanda, sendo que ele nem é com ele. Esther se levanta, toda posuda, e diz pra irmã com toda pompa e circunstância: "Ele não nos deu a menor confiança".


Mas calma, Esther, você ainda terá muitas chances de conquistar o vizinho distraído. Como o passeio no trooley, por exemplo. Aliás, é esse passeio é que gera a melhor canção do filme: "The Trooley Song" é a queridinha de muitos aficcionados por musicais. Não só ela: "Have yourself a merry little Christmas" (ambas cantadas por Judy) também figura na lista das 100 melhores músicas do cinema de todos os tempos.

E o que falar da pequena Tootie? Essa menina é um passa-hora, como costumava dizer a minha avó. Se já não bastasse todas as confusões que ela apronta, ela ainda faz Esther brigar com John!!Ah, essa não Tootie! Mas tudo se acerta, e todos parecem viver numa eterna felicidade. Até que o pai, o honrado Sr. Smith vem com a notícia: por seu trabalho, a família terá que se mudar para Nova York. Agora essa. Logo quando estava tudo tão bem!E antes deles verem a feira?Bem, como isso termina eu não vou contar pra vocês, porque não sou nenhuma estraga-prazeres, não é?


Esse filme é uma delícia de assistir. E não se atenha só as fabulosas músicas. Certos valores, que andam bem perdidos por esses dias, são bem demonstrados e conservados nesse musical. É um bom entretenimento pra todos, posso garantir. Ahh, a Judy Garland é sempre um ótimo entretenimento em qualquer hora, não é mesmo?

Fofoquinha de bastidores: foi no set desse filme que Vincente Minelli e Judy Garland se conheceram e se apaixonaram. E deu casamento!E deu uma filha...se ligaram quem é?Liza Minnelli, of course! Assistam os extras do dvd que vocês verão uma cena muito fofa dos três!

Ficha Técnica
Título original: Meet me in St. Louis
Gênero: musical
Tempo de duração: 113 min
Ano de lançamento (EUA): 1944
Estúdio: MGM
Distribuição: Warner Home Video
Direção: Vincente Minnelli
Produção: Arthur Freed
Roteiro: Irving Brencher e Fred F. Finklehoffe, baseados em história de Sally Benson
Música: vários compositores, incluindo o próprio produtor do filme, que escreveu "You and I"
Elenco: Judy Garland, Margaret O'Brien, Mary Astor, Lucille Bremer, Tom Drake, Marjorie Main, Leon Ames, Harry Davenport, June Lockheart, Henry H. Daniels Jr., Joan Carroll, Hugh Marlowe, Robert Sully, Chill Wills.

P.s.: Olha, eu adoro Sex and the city, mas como ousa Carrie Bradshaw a desligar a tv na hora de "The trooley song" em Sex ad the city - o filme? É uma pecadora, isso é o que ela é!rs

Boa sessão!! And meet me in St. Louis, Louis, meet me at the fair....

7 comentários:

  1. Eu vi pouquissimos musicais, e esse não está incluso uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Esse eu ainda não assisti. E como fã de musicais e de Judy Garland não me perdôo por isso!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme eu vi no Corujão, mas tem tanto tempo que preciso rever. Lembro apenas de umas duas cenas, no máximo.

    Ótimo mesmo seu estilo de escrita, parabéns!

    Ah, se puder, seja minha seguidora lá no Apimentário, daí não te perco de vista, pode me seguir? abs

    ResponderExcluir
  4. gosto de classicos...vou usar iso aqui...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Opa, mais um para a lista! E, acredite, mas conheci este filme assistindo o filme de "Sex and the City".

    Wally - CINE VITA

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! todo esse conteúdo clássico, com belas resenhas... era isso que estava faltando.
    Já estou te seguindo.
    abraços.


    www.umpoucodasetima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Priscila, acho que vou parar de frequentar seu blog... a cada vez que venho aqui me envergonho ao perceber o quanto é grande o número de clássicos que ainda não assisti... e a vergonha maior: até hoje não vi nada do Minelli! Só da filha dele, serve? rsrs. Brincadeira. Enfim, mas acho que na filmografia dele vou começar pelo premiado
    GIGI, é mais fácil...
    Beijo!

    ResponderExcluir