sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Canção do Sul

Quem não se lembra dessa maravilhosa história?

Quem foi criança até os anos 80 deve lembrar....e até o início dos anos 90 você ainda tinha a chance de assisti-la no Cinema em Casa (só no SBT que passava). Bom, faixas etárias a parte (e eu que não digo onde eu me encaixo aí), quem não viu com certeza tem um pedaço grande a ser preenchido nas suas emoções cinematográficas. Esse filme, pra mim, é und dos mais importantes de toda a história da Walt Disney. Baseada nos livros de Joel Chandler Harris, o filme se passa no interior da Georgia, EUA, após a Guerra civil americana (deep south mesmo né) e conta a história do pequeno Johnny, que é forçado a ir viver com seus avós no interior, após a separação de seus pais. Amargurado com essa situação, o loirinho encontra nas suas travessuras e tentativas frustradas de fugir, a válvula de escape para sua tristeza. A única pessoa capaz de acalmar o menino foi o Tio Rhemus, velho empregado da fazenda, que conta à Johnny e seus amiguinhos Toby e Ginny, contos folclóricos do sul.


E são esses contos que fazem toda a poesia do filme. Tio Remus mergulha nas fabulosas histórias de Coelho, da Raposa e do Urso, numa mistura de animação com realidade que ainda é considerada avançada, até para os padrões de hoje. Quem nunca ouviu a clássica canção "Zip-a-deeh-doo-dah"(Oscar de melhor canção orginal), cantada por tio Remus no meio da fabulosa animação! E cada história contada ajuda os pequenos a enfrentar uma situação adversa. Uma das mais marcantes foi a psicologia reversa utilizada pelo Coelho que, quando capturado pela Raposa e o Urso, começa a gritar: "- Por favor, façam tudo comigo, só não me atirem naquelas árvores ali!". (Esse fato é contado na atração Splash Mountain, do Walt Disney World)

É uma história fantástica mesmo. Mas é com enorme pesar no meu coração que eu digo a vocês que esse clássico não foi disponibilizado nem em VHS, muito menos em dvd. Acontece que o filme foi considerado racista para os padrões da época (juro que eu não lembro de nada no filme que remetesse ao racismo). E por causa disso, os estúdios Disney relegaram a história ao esquecimento. Mas o povo não esqueceu. E uma petição foi entregue com mais de 115000 assinaturas (inclusive a minha), pedindo para o lançamento em dvd do clássico. Desde de 2007, então, a discussão sobre o lançamento se acalorou, e parece que controvérsia terá um final feliz. Mas até o momento, nenhuma decisão foi tomada.

Aguardamos ansiosamente por esse momento. E se você não consegue esperar, alguns piratas podem ser ainda encontrados no E-Bay, mas não saem por menos de 100 reais. Enquanto isso, vamos cantando: "Zip-a-dee-doo-dah, zip-a-dee-ay!My, oh my what a wonderful day!Plenty of sunshine heading my way...Zip-a-dee-doo-dah, zip-a-dee-ay"

Ficha Técnica
Título Original: Song of the South
Gênero: aventura, animação
Tempo de duração: 94 min
Ano de lançamento (EUA): 1946
Estúdio: Walt Disney Studios
Distribuição:RKO
Direção:Harve Foster e Wilfred Jackson
Roteiro:D.S. Raymond, M. Grant, M. Rapf, Bill Peet, Ralph Wright, G. Stallings (baseado em estória de Joel chandler Harris)
Produção: Walt Disney
Música: Daniele Amfitheatrof, Paul J. Smith e Edward Plumb
Elenco: Ruth Warrick, Bobby Driscoll, James Baskett, Luana Patten, Lucile Watson, Hattie McDaniel, Gleen Leedy, Erik Rolf, Johnny Lee (voz) e Nick Stewart (voz)






Você encontra mais sobre o filme no site www.songofthesouth.net

Até a próxima e boa sessão!

4 comentários:

  1. Priscilla, eu NUNCA tinha ouvido falar nesse filme antes e, olha, que eu era telespectadora assídua do Cinema em Casa e da Sessão de Tarde.

    ResponderExcluir
  2. Eu, que nasci em 91, não fazia a mínima idéia do que se tratava este filme. Até ler seu texto, claro.

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em 90 e esse filme fez parte da minha infância.
    No youtube da pra ver o filme inteiro!Nostalgia pura...muito bom!
    Quem não teve a oportunidade de ver quando criança tem q dar uma conferida no youtube.

    ResponderExcluir
  4. É um filme muito bonito. Nas HQs da Disney, o coelho, a raposa e o urso atendem pelos nomes de Quincas, João Honesto e Zé Grandão.

    O motivo do coelho atirado no espinheiro, na verdade, sua casa, é bem difundido. No Brasil, geralmente, o personagem esperto que recorre a este ardil é o sapo que pede para ser atirado no fogo mas não na água.

    O coelho esperto dos contos norte-americanos e das Bahamas é o Brer Rabbit (O Irmão Coelho), trazidos pelos escravos. No Brasil, o mesmo personagem atende pelo nome de Amigo Coelho e o inimigo mais frequente é a onça. O coelho Pernalonga, visivelmente, se inspira nesse personagem do folclore universal.

    ResponderExcluir