quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Felicidade Não Se Compra: ninguém é sozinho nessa vida

Meu primeiro review nesse blog foi escolhido a dedo. Aliás, se é que lhes interessa, foi por causa desse review que decidi fazer esse blog (a ideia já rondava minha cabeça a algum tempo). Isto porque poderia ficar eternamente falando de quanto esse filme é maravilhoso: A Felicidade Não Se Compra, de Frank Capra.
Antes de começar a sinopse, deixa eu falar uma coisa: não tenham preconceitos com filmes preto-e-branco. Não é porque não tem cor, que não possam passar emoção e contar uma bela história (acreditem, muita gente tem esse tipo de discriminação).

A felicidade não se compra conta a história da vida do simpático George Bailey. Como definir essa pessoa?Pois bem, imaginem que George Bailey viva nos dias de hoje e tenha um profile no Orkut. Assim sendo, sua comunidade preferida seria “bonzinho só se f...”. Já captaram a mensagem, né?Ele cresceu na agradável cidadezinha de Bedford Falls e sempre foi a mais perfeita das criaturas. Salvou a vida do irmão, ajudou um farmacêutico a não trocar um medicamento por veneno. Muito bom rapaz. Queria ser engenheiro para conhecer o mundo, seu sonho de infância. Mas, às vezes, precisamos desviar do nosso caminho para mantermos os nossos valores. E nenhum dos desvios na vida de George o levou aonde ele queria.


Pobre George. Coitado. Coitado mesmo, pois vemos nas primeiras cenas do filme várias pessoas rezando por ele, na véspera de Natal, pedindo pro seu anjo da guarda ajudá-lo num momento difícil de sua vida. Bom, seu anjo da guarda ouviu. E desceu à Terra, para impedi-lo de tirar sua própria vida. Daí, o bom anjo Clarence mostra ao nosso herói como seria a vida das pessoas se ele não tivesse existido. E aí.....ah, aí vocês tem que assistir!

É uma história magnífica, de um otimismo que toca a gente. Valores como amor, lealdade e honestidade são ensinados de uma forma muito singela. É capaz de você se pegar rezando também para o anjo de George, torcendo para que ele enxergue o lado bom de sua vida. Esse filme deveria constar no currículo escolar.


Uma obra-prima de Frank Capra, que já havia trabalhado com James Stewart em A mulher faz o homem(Mr. Smith goes to Washington). Inclusive, ele faz referência a este filme, quando o policial amigo de George lê um jornal, no qual se lê a manchete: Smith wins nomination. O cenário de Bedford Falls foi um dos maiores feitos na época.

Ficha Técnica
Título Original: It's a Wonderful Life
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1946
Estúdio: RKO Radio Pictures Inc. / Liberty Films
Distribuição: RKO
Direção: Frank Capra
Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett e Frank Capra, baseado em estória de Philip Van Doren Stern
Produção: Frank Capra
Música: Dimitri Tiomkin
Elenco: James Stewart (ah, ele quase não aceitou participar do filme, porque tinha acabado de retornar da Segunda Guerra Mundial), Donna Reed, Lionel Barrymore,Thomas Mitchell,Henry Travers, Beulah Bondi,Frank Fayden,Ward Bond,Gloria Grahame, H.B. Warner, Todd Karns, Samuel S. Hinds, Sheldon Leonard
Você encontra o DVD no submarino (http://www.submarino.com.br/) por R$ 37,90 (menor preço encontrado). Como passou semana passada no TCM, acho difícil voltar a passar logo. Mas você pode conferir A mulher faz o homem dia 24/06, às 23:00.

Espero que você se emocione com esse filme tanto quanto eu. Boa sessão!

5 comentários:

  1. Para mim, esse filme é indispensável para qualquer cinéfilo. "A Felicidade Não Se Compra" é uma pequena obra-prima. Um filme com mensagem, roteiro e atuações lindas. George Bailey é herói!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha, eu sei, mas ainda não assisti a esse filme. Aliás, sou quase um completo leigo no cinema do Capra (só vi ACONTECEU NAQUELA NOITE). Mas A FELICIDADE NÃO SE COMPRA está na minha eterna lista de filmes que tenho que assisti, e depois desse seu texto, pode ter certeza que nessas férias eu assisto.
    Ah, e quanto ao preconceito com filmes em P&B, acho que posso dizer que tenho preconceito é com filmes coloridos... rsrs. Exagero meu.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Priscilla! Seu texto me deixou com mais vontade ainda de assistir "A Felicidade não se compra", um dos clássicos que até hoje não conferi. Gosto de filmes otimistas, quando condizentes com a proposta. Um dia ainda assisto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sou louca pra assistir esse filme, mas deve ser dificil encontrar pra baixar e pra comprar, principalmente porque passei do limite esse mês :x mas assim que tiver oportunidade assistirei, obrigada pela dica.
    bjs

    ResponderExcluir